Street Fighter IV

Dispensa apresentações. Então vamos falar das principais diferenças. E após mostraremos a maneira mais fácil de jogar com Akuma e Gouken!

Li em algum lugar que não me recordo agora que, em relação à linha do tempo, esse jogo se passa logo após o Street Fighter II. E se for pensar em termos de diferença de jogabilidade, quantidade de golpes… realmente o Street Fighter III é um jogo mais complexo que o IV. Por exemplo, no III é possível defender pressionando pra frente na hora certa (dá pra defender qualquer coisa sem receber dano), cada personagem tem 3 especiais (que é preciso escolher antes da luta começar), Ryu e Ken possuem alguns golpes extras… Já o IV ficou mais tradicional, mais parecido com o II mesmo.

Nesse, criaram o Focus Attack (bem difícil de usar de forma eficiente), que é um movimento que o personagem faz no qual pode levar um golpe sem cair (apesar de sofrer o dano e regenerar depois) e que pode ser interrompido a qualquer hora soltando os botões, o movimento finaliza com um ataque que atordoa e derruba automaticamente o oponente. Durante a queda pode-se aplicar o golpe que quiser (incluindo os combos especiais), mas é preciso ser rápido. Na imagem acima, vê-se Gouken usando o seu Focus Attack em Ryu.

Além disso, agora existem dois especiais principais que todos os personagem tem (ufa! nada de escolher dessa vez): O Super Combo, que fica disponível enchendo a barra azul, e o Ultra Combo, que fica disponível enchendo o círculo de “revenge” (levando porrada). O Ultra é o mais bonito e mata um pouco da vontade que o pessoal do desenvolvimento tinha de fazer o SF IV com jogabilidade em 3D (é 2D porque o povo quis assim! 😀 ).

Agora vem uma das coisas mais interessantes desse jogo, o surgimento de Gouken! Sabiam que ele não existia antes de começarem a especular isso? A história é a seguinte, uma famosa revista americana se aproveitando do fato de Akuma ser um personagem escondido inventou essa conversa de que se você fizesse tal e tal coisa no jogo (na versão de fliperama) surgiria o Gouken, que seria irmão de Akuma (ou Gouki, na versão japonesa). Todo mundo tentou feito doido e nada de surgir o tal do Gouken. Foi uma falha de interpretação, pois a intenção da revista não era propagar uma mentira, só fazer uma brincadeira. Depois começaram a dizer que Akuma havia matado Gouken. Eis que isso acabou virando uma lenda e a CAPCOM finalmente usou a ideia. No SF IV, Gouken “acorda”. Os bofetes espirituais (é isso aí, por que você acha que não dá pra ver?) de Akuma derrubam ele e o deixam em “coma” por vários anos (é o que ele diz em SF III) e aí ele finalmente acorda. Aliás, a famosa luta dele com Akuma aparece na abertura de SF III (se você prestar atenção vai ver que Akuma lasca Gouken).

Outra curiosidade, o Akuma no desenho tenta usar o golpe espiritual dele no Gen (Gen mesmo, não Ken) mas não funciona porque Gen está com a mente completamente vazia na hora do golpe. A mesma coisa acontece no encontro dele com Gouken numa das historinhas do SF III (Só na historinha, no jogo você apanha mesmo jogando com Gen ou Gouken, viu?). Minha única reclamação em relação a Gouken: CADÊ O DANADO DO SHORYUKEN DO CARA???!!! Pois é, ele só dá o Shoryuken como especial (O super combo é o antigo Shoryuken especial de ken e o Ultra combo é o Shin Shoryuken de Ryu no Street Fighter III) e a giratória dele (o Tatsumakisenpuukyaku. réee! É assim que se escreve) é pra cima! 😛 . Mas era pra ele fazer tudo, já que foi ele que ensinou Ryu e Ken, né? Vai ver que ele tá muito velhinho pra ficar dando Shoryuken direto. Pelo menos ele tem uma bola diagonal pra cima (como o Oro de SF III) 🙂

Dicas:

Bem, acho que o que interessa mais pra todo mundo é destravar o Akuma e o Gouken, então aqui vai como é feito:

Primeiro, coloque no “easiest” e escolha apenas um round (vá por mim, é um saco lutar contra Zangief ou usando Dhalsim). O processo todo vai demorar muito, usar um round só vai te ajudar a não perder tempo.

Para destravar Akuma:

Só dá pra destravar Akuma após destravar todos os outros personagens (menos Akuma, Gouken e Seth, que só podem ser destravados por último). Para destravar esses outros personagens (Cammy, Fei Long, Dan, Sakura, Rose, and Gen), basta zerar o jogo com o personagem certo. Por exemplo, para destravar Sakura, basta zerar com Ryu. Isso você encontra fácil na net, ou pode simplesmente zerar o jogo com todos os personagens que estiverem abertos, é legal ver o vídeos (foi assim que fiz).

Após isso, termine o jogo com qualquer personagem que já tenha usado pra zerar antes sem usar continue e dando pelo menos um perfect (considerando que você colocou um só round). Evite dar Super Combos ou Ultra Combos para evitar que Gouken apareça no final (não adianta nada porque não dá pra abrir ele antes de Akuma). Quando derrotar Seth, vai aparecer um risco na tela e aí vem Akuma, derrote ele e pronto, já poderá usá-lo.

Para destravar Gouken:

Zere com Akuma e assista um final. Jogue de novo com qualquer personagem que já tenha usado pra zerar o jogo, mas dessa vez siga as dicas abaixo para Gouken aparecer:

– não use “continues”; – não perca nenhum “round” (nesse caso, como você estará usando só um round, perder um round é usar um continue)

– faça “perfect” pelo menos uma vez (no caso de estar jogando com um só round, como sugeri)

– faça pelo menos 3 “ultra/super finishes”. Pode ser 1 ultra e 2 super, 3 ultra, 3 super ou 1 super e 2 ultra, ou seja, a soma tem que dar 3 (lembre-se que essa quantidade só vale para o caso de estar jogando só com um “round”)

– faça 5 primeiros ataques (tem que aparecer a frase “first attack” na tela). Muito fácil de conseguir. Ele vai aparecer depois de Seth, derrote-o e pronto, já poderá usá-lo.

Como dica final, eu sugiro usar Ryu. O Super dele é duas bolas em qualquer soco e o Ultra é duas bolas nos três socos (tem um botão que já é soco x3).

Grande Abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: